top of page
Comissão Acadêmica

Equipe 2018

LABPerformance [Laboratório de Pesquisa em Performace e Teatro Performativo]

Naira Ciotti

Naira Ciotti é professor-performer, com bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1999 com o título O híbrido professor-performer: uma prática, sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob orientação dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões da performance arte, Arte Contemporânea na tecnocultura, a rede, a memória do corpo e os museus de arte, denominado: O museu como mídia: performance e espaço colaborativo; em setembro de 2005 no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Atua desde 1994 como performer na cena artística, entre seus trabalhos, os mais conhecidos foram: a performance Imanência, curadoria de Renato Cohen, uma permanência de oito dias, realizada por oito performers, na Casa das Rosas, São Paulo, 1997. Realizou estágio pós-doutoral em 2014 na ECA USP e, no mesmo ano, seu primeiro livro: "O professor-performer", foi lançado. Docente pesquisadora  no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGArC, coordena atualmente o Labperformance  na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o evento Reperformar o afeto: professores-performers, edital CAPES PAEP 2017.

Pablo Vieira

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da UFRN. É ator, performer e produtor cultural. Atualmente, é integrante da Sociedade Cênica Trans (Sociedade T).

  • Grey Facebook Icon

Vicente Martos

Artista-pesquisador, produtor e gestor cultural. Bacharel em performance pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC.SP/2008). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da UFRN.

  • Grey Facebook Icon

Natã Ferreira

Artista visual e pesquisador de Performance no espaço urbano, tecnólogo em Eventos  (Produção Cultural) pela Etec de Artes de São Paulo (2012). Graduado em Artes Visuais na UFRN (2017). Atualmente mestrando no curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN.

  • Grey Facebook Icon

Rita Cavassana

Performer e Artista do corpo. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP, mestranda em Artes Cênicas na UFRN com a pesquisa "Performance Compartilhada com Crianças: Um relato do Professor Performer".  Participou em 2015 da performance "Carta a Renato Cohen” e  do projeto "CHÃO Laboratório de Performance para Crianças em Meio Rural".​

  • Grey Facebook Icon

Comissão Acadêmica

Regina Johas

Regina Johas é artista visual e pesquisadora, doutora em Artes Visuais, membro do corpo docente do Curso de Artes Visuais, DEART/UFRN. Desde os anos 90 desenvolve uma prática artística endereçando formal e conceitualmente questões sociais e culturais que convergem para o campo da arte. Em seus trabalhos – desenho, fotografia, vídeo, instalação e ação – pesquisa relações de impermanência e transitoriedade das subjetividades contemporâneas em suas relações com os territórios e com o fazer artístico.

Seu trabalho já foi mostrado em instituições como MAM São Paulo, Paço das Artes (São Paulo), SESC Pompéia (São Paulo), CCSP (São Paulo), MAC (Curitiba, Paraná), Centro Cultural Maria Antônia (São Paulo),  MAC Dragão do Mar (Fortaleza, Ceará), MAM Rio de Janeiro, MAM Salvador, MARP (Ribeirão Preto, SP) – todos no Brasil. Banff Centre for the Arts, (Alberta/ Canadá), Chamalières (França), Bienal de Cerveira (Cerveira, Portugal), Cardiff – UK (Inglaterra), Galerie der Musikhochschule (Colônia, Alemanha), Galerie im Margarethenhof (Bonn/ Alemanha).

Patrícia Leal

Patrícia Leal é artista, intérprete-criadora, performer e compositora. Cria espetáculos autorais há 16 anos. Algumas de suas produções: "Amargo Perfume" (2005/7), Intenso (2007/10) e "Variações sobre Chocolates" (2008/10), “Vagueia” (2010/11), “Errática” (2012/14), "Raiz Aérea" (videodança - 2014/15), "IMPROCESSO 2: Uma possibilidade de Rastro" (curta- 2016), aonde atua como intérprete-criadora, dançando, cantando, performando e dirigindo. Algumas premiações: ".Ponto Móvel"/FIC de música de Natal-RN 2015/16, "Errática"/edital Quarta que Dança 2012 da Fundação Cultural do Estado da Bahia e no edital Klauss Vianna 2013/2014 da Funarte.  “Amargo Perfume” foi selecionado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural em 2005/2006, através do projeto “Roda: girando diálogos de Dança”, entre outras. Vários de seus trabalhos foram compostos também por canções autorais como em Silêncio (2000), “Se as paredes tivessem sentidos” (2002), “Intenso”, “Errática”, bem como trilhas sonoras originais, com músicos como Euclídes Marques, Marcelo Martinez Vieira e agora Eduardo Taufic. É professora do curso de Dança  e da Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Foi professora na Escola de Dança da UFBA. Coordena o projeto de extensão: Jam Session: Momento Cênico em movimento, que realiza Jam Sessions abertas à público há sete anos. É doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp e autora dos livros “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban”(2006), “Amargo Perfume: a Dança pelos sentidos” (2012) publicados pela Editora Annablume e Fapesp, "Em fluxo: poesia, prosa, teoria em Dança na contemporaneidade" (2017) pela editora Caule de Papiro, disponível em versão digital: 

Marcílio Vieira

Prof. Dr. Marcílio Vieira é pesquisador e Artista da dança, Pós Doutor pelo Instituto de Artes da Unesp, Professor Adjunto do Departamento de Artes. É Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da UFRN. Atua nos Programas de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN e PROFARTES/UFRN. Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (2002) e graduação em Educação Física (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Pedagogia do Movimento (2003) Mestre (2005) e Doutor em Educação pela UFRN (2010). Integra o Banco de avaliadores de Instituições de nível Superior - SINAES/ INEP atuando nos Cursos de Artes Cênicas e Educação Física. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia DEF/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de criação (Cirandar DEART/UFRN). Membro efetivo da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas e da ANDA - Associação Nacional de Dança. Foi coordenador do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura do UNI-RN -2010 a 2012) e do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN (2013 a 2015).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro-educação, estética, dança-teatro, memória da dança, processos criativos em dança; em Educação Física nas áreas de Educação Física Escolar e Dança.

bottom of page